Telemóveis Motorola com Inteligência Artificial: Podemos distinguir porque os seus procesadores vem com Motor de Procesamento Neuronal, siglas em ingles NPE (Neural Processing Engine)
Para que serve um telemóvel com Inteligência Artificial?
Atualmente gracas às centralitas de eletrónica podemos conectar dispositivos do nosso lar como cortinas, luces, câmeras, aquecimento, monitores para bebés e dispositivos inteligentes, usando diferentes sensores de temperatura, presença, luminosidade, humidade, etc.
Agora graças à Inteligência Artificial, podemos usar todos estes datos de sensores, microfones e câmeras para treinar o nosso telemóvel. Este treino permite desenvolver as suas capacidades previsão, aprendizagem automática e inteligencia artificial.
Telemóveis Motorola com Inteligência Artificial (IA)
Os Motorola Edge 50 e Motorola RAZR 50 incluem o SnapDragon 8 Plus, este tem a sua inteligência artificial ativa-se ao usar a câmara, ao tirar fotos, identifica códigos, emails, distingue paisagens e reconhece rostos.
É capaz de ajustar a contra-luz para corrigir a luminosidade e focar melhor a imagem mesmo de noite.
Snapdragon 8 Gen 1 se destaca antes de tudo por aquele novo processador Hexagon que ganha inteiros e que segundo a Qualcomm permite alcançar quatro vezes o desempenho em tarefas de inteligência artificial como as aplicadas em fotografia computacional.
O SoC também possui o chamado Sensing Hub de terceira geração e o dobro do desempenho tanto na aceleração dos núcleos Tensor, especializados em inteligencia articial.
Esta aposta na inteligência artificial será notada, por exemplo, no suporte à tecnologia ‘AI Video Bokeh’ da ArcSoft que permitirá aos telemóveis com este chip terem aquele “modo cinema” que os últimos iPhones promoveram.
Também houve colaborações com os Ernst Leitz Labs, que trabalham em fotografia computacional e que permitirão aos usuários desses chips aproveitar essas .
Há ainda apoio a outras propostas marcantes como o apoio à ‘aptidão mental’ da Sonde, uma empresa que afirma ser capaz de monitorizar a nossa saúde mental e bem-estar através da nossa voz.
Também é oferecido suporte para o Hugging Face, um sistema de reconhecimento de linguagem natural baseado em inteligência artificial capaz de analisar e agrupar/priorizar nossas notificações.
O que é a Inteligência Artificial?
A Inteligência Artificial consiste em redes neurais dedicadas principalmente ao treino e a deduções.
- Treino: Programadores profissionais constroem um modelo de rede neural profunda (DNN), normalmente são conjuntos de algoritmos, para resolver um problema em particular, como a classificação de objetos ou o reconhecimento de voz. Realizam o trabalho intensivo de computação e a capacidade do modelo na nuvem ou um centro de dados.
- Deduções: Uma vez que esse modelo é de confiança, está preparado para a sua implementação em dispositivos conectados – Internet das Coisas -, que comparam os dados recebidos dos sensores, microfones e câmeras com o modelo capacitado para tomar decisões “inteligentes”. Em função dos avances nos algoritmos de software, a melhoria dos recursos proporcionam uma menor resposta de latência, menores custos de largura de banda e menores custos de armazenamento em comparação com as soluções baseadas na nuvem. Assim pode aplicar-se essa inteligência diretamente no telemóvel sem necesssidade de ser processada na nuvem.
Tablets de Lenovo com Inteligência Artificial
O Lenovo M11 e p12, monta um avançado processador de 4 nm especialmente desenhado para as aplicações de reconhecimento visual mais avançado. Este está capacitado para executar aplicações de inteligência artificial e especialmente de reconhecimento de rostos e objetos.
Este processadores incorporam a APU (Unidade de Processamento de Inteligência Artificial) da MediaTek para fornecer poder de computação AI robusto e eficiente em termos de energia para o que há de mais moderno em aplicativos visuais e de voz.
- Habilitadora de IA de borda – A MediaTek leva a IA para mais perto do nível do chipset – para dispositivos na borda da computação – onde o aprendizado profundo e a decisão inteligente precisam se dar mais rápido. Isso cria um forte híbrido de uma solução de computação de IA da borda para a nuvem (edge-to-cloud).
- Eficiência da IA de borda – Através de um equilíbrio de desempenho e eficiência de energia – uma característica dos chipsets da MediaTek – a MediaTek torna eficiente e prática a implementação e a operação de aplicativos de IA, em todos os aparelhos.
- IA aperfeiçoada – A plataforma da MediaTek usa IA para aperfeiçoar recursos e aplicativos que as pessoas usam todos os dias em dispositivos móveis e em casa, como produção de imagem com câmera inteligente e detecção ou reconhecimento de voz e imagem.
- Suporta estruturas de IA convencionais – A solução de IA da MediaTek opera em consonância com existentes SKDs de processamento neural, incluindo Google TensorFlow, Caffe, Amazon MXNet, Sony NNabla e outros. Ao nível do sistema operacional (OS, em inglês) a MediaTek oferece suporte para Android e Linux.
- Solução de software e hardware – Junto com a concepção da tecnologia de IA ao nível de chipset – Unidade de Processamento de Inteligência Artificial (APU) – a MediaTek vai introduzir um SDK de IA. Ele vai permitir o acesso de desenvolvedores às funções do nível SOB para construir aplicativos e soluções de IA em todos os chipsets da MediaTek e chipsets e dispositivos sustentados pela MediaTek.
A Lenovo já está a incluir a tecnologia Landmark Detection nas suas atualizações de sistema com a que conseguiremos ligações diretas à Wikipedia, o reconhecimento da câmera a um de mais de 1.200 edifícios, esculturas ou paisagens adicionadas à sua base de dados.
Telemóveis Motorola Edge com Inteligência Artificial (IA)
A gama Motorola Edge inclui processadores o Motor de Processamento Neuronal com siglas em inglês NPE (Neural Processing Engine), também denominadas comercialmente como “Zeroth”.
Este motor permite aos processadores executar Redes Neuronais Treinadas sem necessidade de conectarem-se à nuvem, por exemplo modelos de aprendizagem automatizado que vão mais além do reconhecimento de paisagens.
Apilcações da Inteligência Artificial
A inteligência artificial abre uma grande variedade de oportunidades para audio, vídeo, e sensores analíticos que podem ser usados entre os nossos telemóveis, câmeras conectadas, centralitas eletrônicas, robots e drones.
Inteligência visual para uso pessoal, comunitário e empresarial:
- Detenção e classificação de objetos, com seguimento de profundidade e localização
- Resumir um video e classificar as suas cenas
- Analisar o reconhecimento de textos e identificadores dentro do texto
Reconhecimento de Rostos
Por exemplo, o reconhecimento facial mediante DNN (Deep Neuronal Networks) poderia dar segurança melhorada à empresa se combinada com a base de dados de empregados. Outro exemplo seria usar DNN para contar pessoas e classifica-las por sexo e idade, uma grande ajuda para o comercio retalhista.
Inteligência Auditiva
- Classificação de audio (por exemplo, um bebé a chorar, partir vidros, identificar disparos)
- Ativação por voz e reconhecimento de colunas de audio individuais
- Cancelamento de eco e supressão de ruído
- Processamento de linguagem natural / reconhecimento automático de
No nossos telemóveis Motorola foi fácil entender que a duração da bateria e a conectividade são tudo. Por isso, até há pouco tempo o uso de inteligência artificial requeria que uns dispositivos moveis se conectassem via Internet a outras máquinas de maior capacidade encarregadas de processar as petições, realizar procuras e encontrar soluções.
Inteligência Artificial dentro do Dispositivo: Aprendizagem da máquina para prever as nossas necessidades
O que pretendem os novos processadores com redes neuronais (NPE o NPU) é interceder por meio desse sistema cliente-servidor para acelerar o processamento das petições desde o próprio dispositivo. Isto é conhecido como como Inteligência Artificial dentro do Dispositivo (On-Device AI). Adicionalmente, continua apoiar-se na Inteligência Artificial da Nuvem (Cloud AI) para as petições mais complicadas.
Basicamente, trata-se de preparar as tarefas mais habituais no próprio terminal móvel, eliminando a total dependência da nuvem para encontrar soluções das petições do utilizador. Além disto, graças aos processos de Aprendizagem Automatizado (Machine Learning), o terminal pode aprender de nós e das nossas necessidades para ter já previstas as nossas consultas habituais e poupar recursos.