1 – Serviços de Hosting:
- Serviços de banco de dados: Eles fornecem dados estruturados, por exemplo, mySQL ou SQL, para aplicativos da web e todos os tipos de software.
- Hosting de páginas web ou CMS: Armazenamento de arquivos para páginas web, bancos de dados ou soluções completas com gerenciador de conteúdo.
- Hosting para contas de e-mail: Funções do Correos incluindo processamento de mensagens, acesso de usuários, filtragem, armazenamento, envio, recebimento e encaminhamento de e-mails.
- Serviço FTP: Troca segura de arquivos usando o protocolo FTP. Ele é usado para baixar e fazer upload de arquivos necessários para suas páginas da web, ou até mesmo para backups. Atualmente pode ser acessado sem usar FTP, através de painéis de hospedagem amigáveis como o CPANEL.
2. Controlador de Domínio
Este servidor é especializado em gerenciar usuários para acessar recursos compartilhados ou remotamente. Por exemplo, em uma grande empresa, escola ou universidade em que recursos, softwares e aplicativos são compartilhados entre todos os usuários de uma mesma comunidade ou empresa. Além disso, desta forma você pode trabalhar ou estudar em casa.
3. Software ou videogame na nuvem
Se somos uma empresa de desenvolvimento de software ou videogame. Essa é a nova tendência de vender software como serviço em vez de produto (SAAS e CLOUD Computing). Por exemplo, o Office 365 pode ser adquirido por meio de uma assinatura anual e a vantagem é que podemos compartilhar nossos documentos com mais usuários para realizar trabalhos entre várias pessoas.
- CRM (Customer Relationship Management): Gestão de clientes, captura de dados, seleção de perfis, monitoramento e remarketing tudo integrado como marketing na nuvem.
- ERP (Enterprise Resource Planning): Gestão dos diferentes departamentos: Contabilidade, finanças, manufatura, logística, recursos humanos e vendas.
- Business Intelligence: Os sistemas ERP podem incluir Business Intelligence, quando analisam as informações obtidas nos diversos departamentos, e auxiliam os gestores a extrair conhecimento, otimizar operações e melhorar a tomada de decisões.
- Videogames (Gaming): Esses servidores demandam muitos recursos, principalmente se o número de jogadores crescer rapidamente.
4- AdServer e Bigdata.
Servidor dedicado exclusivamente a serviços de publicidade e anúncios na web. Muitas vezes eles são integrados ao Bigdata para tornar a publicidade seletiva cada vez mais inteligente. O servidor coleta grandes quantidades de dados e os processa para entregar anúncios aos consumidores mais notáveis e necessitados.
5- Serviços de proxy
Um servidor proxy é uma tecnologia usada como ponte entre a origem (computador) e o destino de uma solicitação (Internet). Geralmente, é um dispositivo ou computador intermediário que nos permite conectar à Internet indiretamente.
Por exemplo, se quisermos assistir à Netflix como se estivéssemos nos Estados Unidos ou se, por exemplo, um cubano quiser acessar a Amazon sem restrições. Por exemplo, também, os chineses usam proxies para visualizar ou gerar mídias ocidentais que foram banidas.
6- Serviços CDN (Rede de Entrega de Conteúdo)
A CDN – Content Delivery Network – é uma Rede de Distribuição de Conteúdo com o objetivo de melhorar a velocidade de carregamento de sites globais com presença em diversos países. Basicamente, é um conjunto de servidores localizados em diferentes pontos de uma rede que contém cópias locais de determinados conteúdos (vídeos, imagens, músicas, documentos, sites, etc.) é possível servir esse conteúdo de forma mais eficiente.
Esta melhoria de eficiência é conseguida com um melhor balanceamento da carga a que estão sujeitos tanto os servidores que alojam o conteúdo como os links que interligam as diferentes secções da rede, eliminando possíveis gargalos e servindo os dados com base na proximidade geográfica do usuário final. E, finalmente, com resultados muito mais rápidos e um número maior de usuários.