Historia da Motorola
Com a empresa Motorola, nasceu a telefonia móvel e a revolução no mundo da eletrônica e das telecomunicações, trazendo grandes contribuições para a humanidade.
1928: Começo da Motorola
Paul e Joseph Galvin eram dois irmãos que em 1928 abriram um pequeno negócio no setor elétrico em Chicago. Assim, a Motorola nasceu com o nome de Galvin Manufacturing Corporation, ela contava com cinco funcionários para fabricar um eliminador de bateria para rádios. Mas essa ideia ficou obsoleta ao encontrar rádios que funcionavam com energia.
Felizmente para os irmãos Galvin, a ocorrência de um de seus funcionários viraria o negócio de cabeça para baixo, revolucionando o crescimento dos automóveis e das telecomunicações.
1930: Nasce a primeira rádio para automóveis e com ele nasce a Motorola
Tudo isto surgiu das mãos de Elmer Wavering, um funcionário dos irmãos Galvin que notou que as pessoas costumavam sair para assistir ao pôr do sol em seus carros, por isso achou uma boa ideia colocar música nos carros. Desta forma, após a fabricação do modelo de teste, procedeu-se à instalação do mesmo dentro de um veículo, fazendo-o finalmente funcionar em movimento. E assim nasceu o primeiro auto-rádio e com ele a Motorola.
Origem do nome Motorola
Apesar de terem conseguido aperfeiçoar o design e o funcionamento do rádio, os proprietários não haviam pensado em um nome para o novo aparelho que pudesse ser comercializado.
No entanto, nessa época houve um boom em diferentes gadgets e dispositivos de áudio. A maioria deles tinha o sufixo “ola” como: a vitrola, a radiola ou a rock-ola, foi um sucesso aproveitar a associação positiva e forte do sufixo com dispositivos de áudio que estavam na moda para se referir ao seu rádio dentro do carro.
E assim surgiu a Marca Motorola
Lançamento do auto-rádio “Motorola”
Logo depois, foi organizada a North American International Auto Convention, mas a empresa não conseguiu garantir um estande para expor seu produto. E os irmãos fundadores não podiam perder a oportunidade, então resolveram criar um espaço próprio no estacionamento onde aconteceria a exposição. Dessa forma, o rádio ou Motorola podiam ser instalados nos carros da época e logo se tornaram um objeto indispensável para o dia a dia.
Além do sucesso que seu dispositivo estava tendo, seus fundadores não demoraram a ver que havia muitas possibilidades de aproveitá-lo. Assim, foram fabricados rádios móveis bidirecionais que ajudaram a modernizar as primeiras unidades policiais dos Estados Unidos. Mais tarde a utilização destas rádios seria alargada a outros trabalhos e ainda perduraria até aos nossos dias.
Desenvolvimento de novos sistemas de comunicação antes de estalar a segunda guerra
Numa viagem que Paul Galvin, um dos fundadores da empresa, fez à Europa antes da eclosão da Segunda Guerra Mundial, apercebeu-se do crescente poderio militar e da tensão que existia entre vários dos países da zona. Dessa forma, seus engenheiros desenvolveram equipamentos seguros e confiáveis para serem utilizados pelo exército norte-americano em meio a um possível confronto bélico.
Em 1945, a Segunda Guerra Mundial começou e a empresa forneceu equipamentos de comunicação para as tropas norte-americanas; uma unidade transmissora e receptora, a menor e mais resistente do mundo na época.
Mais tarde, a empresa fabrica o famoso Walkie-Talkie; uma equipe que teve maior alcance e clareza na faixa FM. O trabalho da Motorola para o governo dos EUA lançou as bases para os sistemas de comunicação usados pelas empresas após a guerra. Por exemplo, a Ford usou os sistemas da Motorola para conectar seus departamentos na fábrica de River Rouge, a maior do mundo na época.
1940: O inicio de una nova era para a empresa
Na década de 40 houve mudanças importantes na Motorola:
- 1943 A empresa tornou-se pública.
- 1947 O nome da empresa mudou de Galvin Manufacturing Company para Motorola.
- 1950 Ele entrou no campo da microeletrônica com semicondutores.
Durante a década de 1950, a Motorola começou a fabricar seus próprios televisores que faziam muito sucesso devido ao preço, mas durante a década de 1960 a divisão encarregada de fabricá-los foi vendida para a Quasar, (marca pertencente à Panasonic). Dessa forma, a marca se manteve forte e avançando no mercado de telecomunicações.
Finais dos anos 60 a meados dos 90: Motorola e a Nasa
Um dos marcos mais importantes para a empresa foi fazer parte do programa espacial dos Estados Unidos por vários anos. Graças ao equipamento da Motorola, Neil Amostrong pôde dizer suas famosas palavras enquanto pisava na lua e os astronautas puderam entrar em contato com o centro de comando em Houston enquanto estavam no espaço.
A empresa desempenhou um papel crucial no programa que serviria como um campo de exploração no campo de satélites.
Ao mesmo tempo, na década de 80, a tecnologia de semicondutores e microprocessadores era o núcleo da empresa, pois estavam em todos os produtos como: carros, computadores pessoais e videogames.
Bravo de Motorola
Em produtos de consumo, a Motorola teve muito sucesso nas vendas de aparelhos portáteis para envio de mensagens de texto. O modelo Bravo da Motorola foi o número um em vendas no mercado de Beepers.
Estes aparelhos são os antecessores dos telefones atuais, uma invenção revolucionária nas telecomunicações que a marca estaria presente como principal protagonista.
1983: DynaTAC, el primer modelo de Motorola
John Mitchell e Martin Cooper, criadores do DynaTAC
Com o aperfeiçoamento das redes e da tecnologia GSM (Global Systems for Mobile Communications).
A Motorola cria novos modelos para manter sua posição dominante no mercado.
Em 1994 foi lançado o famoso StarTAC, cujo design em forma de concha é conhecido mundialmente.
Essa dobrava de cima para baixo e era menor e mais leve, fazendo sucesso na época.
Seu preço foi reduzido para 1.000 euros. A Motorola conseguiu manter a liderança no mercado de celulares até 1998.
O Startac oferecia recursos avançados na época, como envio de mensagens de texto, armazenamento de contatos e realização de chamadas em conferência.
Primeiro Motorola RAZR da história
Em 2003 chegou a linha Razr V3, com dimensões de 98 x 53 x 13,9 milímetros, pesando 95 gramas, com visual marcante e design que permitia ser dobrado, com tela externa.
Ele tinha um painel LCD, câmera e uma bateria de íons de lítio de 680 mAh.
O RAZR V3 era muito popular e se tornou um dos telefones mais vendidos de sua época. Foi um dos primeiros telefones dobráveis e se tornou um símbolo de estilo e sofisticação.
Com o tempo, a Motorola foi modificando seu design em diferentes versões.
A era dos “smartphones”
Em 2007 foi lançado o modelo Motorola Droid, com teclado QWERTY físico que se desdobra horizontalmente, sistema operacional Android 2.2, te
la sensível ao toque e câmera de 5 megapixels.
Ele tinha uma tela widescreen de 3,7 polegadas e uma resolução de 854 pixels de largura.
O navegador era compatível com HTML5, o que o tornava o terminal “definitivo” para navegar na Internet.
Além disso, oferecia outros serviços como: navegação GPS através do Google Maps, sistema de navegação MotoNav de série e com sua bateria de 1.400 mAh prometia um dia inteiro.
Novidades: Motorola é pioneira em celulares dobráveis com o Motorola RAZR
Em 2014 a Lenovo comprou a Motorola, e desde então, revolucionou o mercado de gama média e baixa com terminais poderosos a preços acessíveis. Na Espanha, os mais vendidos são os modelos Moto G: Moto G60 e Moto G73. Desde então, o design da Lenovo foi aprimorado e a tecnologia investida, principalmente em suas câmeras. Que são cada vez mais precisos e inteligentes.
A Motorola usa versões puras e não modificadas do Android e adiciona aplicativos autônomos como o Moto Voice e outros assistentes inteligentes para aumentar a funcionalidade que o Android não possui.
A gama Moto G: evoluiu em processamento, sensores, capacidade de foco mais rápida, melhor nitidez, resolução, cores mais vivas e maior alcance para o que está focado longe.
A gama Moto E: foca-se na eficiência energética e na durabilidade das baterias.
A gama Motorola Edge: é um design mais luxuoso com a câmera e o processador mais altos a um preço acessível. O objetivo é democratizar os celulares de última geração. Este modelo possui a mais recente tecnologia e inteligência artificial.
A gama Motorola RAZR é a linha de smartphones dobráveis de tela dupla. Ecrã principal de 6,9″ e externa de 3,5″. Alguns exemplos são: Motorola RAZR, Motorola RAZR 40 e Motorola RAZR 40 Ultra. Este modelo possui a mais recente tecnologia e inteligência artificial.
Atualmente, a Motorola – da Lenovo – trabalha com novos projetos de Realidade Aumentada e Realidade Virtual. Em 2019, recupera e redesenha o Motorola RAZR 5G com a primeira tela dobrável e o Motorola One. Além disso, eles anunciaram novos modelos Motorola RAZR: um com redes móveis 5G e outro em 2023, com telas OLED de 165 Hz, para satisfazer os consumidores. mais requintado em design e tecnologia.