Comparativa Motorola Edge 30 Ultra VS Xiaomi Mi 12T Pro

O novo topo de gama mais recente da Motorola, Edge-30 Ultra veio para arrasar o mercado. Equipado com tudo o que cabe esperar de um verdadeiro topo e um design único e um preço irresistível decidimos enfrentar o mais recente lançamento da Xiaomi.

Nesta comparativa destacamos as características mais relevantes de cada modelo ajudando assim a perceber quais são os melhores pontos de cada modelo e também ajudando a fazer uma decisão mais acertada. Fonte de dados: GSM-A.

comparativa-motorola-edge-30-utra-vs-xiaomi-12t-pro-1-

 

Os pontos que vamos analisar e comparar são os seguintes nesta comparativa Motorola Edge 30 Ultra VS Xiaomi Mi 12T Pro

  • Design e construção
  • Ecrã
  • Performance
  • Software
  • Som
  • Câmara
  • Autonomia
  • Preço

Design e construção
Vencedor = Motorola

Os dois dispositivos são muito semelhantes. Ambos contem quase as mesmas dimensões 161.8 x 73.5 x 8.4 mm do Motorola e 163.1 x 75.9 x 8.6 mm do Xiaomi. Ambos contam com um peso de 198g e 205g Motorola e Xiaomi respectivamente.

Ambos contam com proteção ecrã Corning Gorilla Glass 5 no entanto o Motorola conta com uma estrutura em alumínio e um maior aproveitamento frontal de ecrã de 90,3% vs 86,7% devido ao ecrã do Motorola ser curvo. Isto permite ter um desenho mais elegante e melhor ergonomia.
Ponto para o Motorola que consegue ser mais ergonómico devido ao seu ecrã curvo e ter uma estrutura em alumínio ao contrario do seu rival que conta com plástico na traseira.

Ecrã
Empate

Ambos os dispositivos contam com um ecrã de 6,7″ com tecnologia P-OLED no Motorola e tecnologia AMOLED no Xiaomi.

O painel P-OLED de Motorola é mais brilhante sendo o nível máximo de brilho de 1250nits contra 900nits do Xiaomi (AMOLED)

O Xiaomi apresenta um ecrã com 12 bit de Biliões de cores contra apenas 10 bit de Bilião cores do Motorola.  Ambos contan com tecnologia HDR e também Dolby Vision, o que permite desfrutar de mais formatos de HDR em diferentes plataformas.

O painel do Motorola apresenta uma taxa de atualização superior de 144hz o que permite uma fluidez superior tanto em navegação de sistema.
Para os amantes de conteúdo o Xiaomi é uma boa escolha, para os que apreciam um ecrã polivalente e mais fluido o Motorola será a melhor escolha.

Performance
Vencedor = Motorola

Ambos contam exatamente a mesma configuração de Hardware. A mais recente aposta da Qualcomm topo de gama o Snapdragon 8Gen 1+, com 12GB de memória RAM e 256GB de memoria interna UFS 3.1. No entanto de acordo com as analises em provas técnicas e benchmarks o Motorola apresenta melhor pontuação que o seu rival. Na prova de Geekbench o Motorola foi superior assim como Antutu 9. Cabe ainda destacar que o Motorola é atualmente o equipamento que está no topo da lista de pontuação de Antutu 9.

GeekBench 5 Single-core
Motorola 1276  vs Xiaomi 1238

GeekBench 5 Multi-core
Motorola 4265  vs Xiaomi 4081
Antutu 9
Motorola 1074722 vs Xiaomi 1032185

Na pratica ambos contam com ótima experiência no entanto tal como indica nas provas técnicas a optimização de software entrega a vitória para o Motorola.

Software
Vencedor = Motorola

O campo de software é um dos mais importantes. A Motorola ao longo dos anos sempre apostou em Android stock. Essa aposta revelou ser ganhadora, pois não só e muito mais estável pois é igual ao que é usado nos Google Pixel desenvolvido pela própria Google sem alterações como garante sempre máxima fluidez de navegação e torna o sistema mais leve. Quem gostar mais de personalização a capa MiUI pode ser uma boa alternativa embora o excesso de aplicações pré instalados pode ser um inconveniente pelo maior consumo de bateria e recursos do sistema.

O sistema MiUI é um sistema que conta com suporte continuo e ao longo do tempo por testar varias funcionalidades novas, faz com que muitas vezes acabe por prejudicar a estabilidade do sistema pelos “bugs” ocasionais que as vezes podem surgir.
O Xiaomi consegue assim entregar mais recursos para deixar o telefone mais ao gosto pessoal. No entanto como avaliamos estabilidade o Motorola é superior por ter o sistema igual ao que tem a Google.
Cabe ainda destacar a promessa de 3 atualizações de sistema garantidas pela Motorola e 5 de segurança.

Como fator decisivo damos ainda destaque ao Ready For, plataforma proprietária da Motorola. Com isto o utilizador poderá transformar o seu dispositivo num computador portátil. Basta ligar o cabo HDMI 3.1 ao ecrã que imediatamente o transforma num escritório portátil. Se preferir pode também ligar ao televisor da sua sala sem fios e assim desfrutar de jogos ou vídeo chamadas. 

Áudio
Vencedor = Motorola

Ambos dispositivos contam com um sistema de áudio fantástico. Ambos contam com uma configuração estéreo de 2 altifalantes,

o Xiaomi conta ainda com a certificação Harman/Kardon enquanto que o Motorola com a certificação Dolby Atmos.

Nas provas técnicas o Motorola foi superior, demonstrando um total de –23.4 LUFS contra –24.1 do Xiaomi.

Por este motivo apenas entregamos o ponto ao Motorola.

Câmara
Vencedor = Motorola

O ponto mais marcante nestes equipamentos é sem dúvida o sistema de câmara. Ambos contam com o mesmo o mais recente sensor de imagem da Samsung HP2 com 200MP. Ambos contam com estabilizador ótico OIS o que permite fotografias mais nítidas mesmo a noite. A abertura de lente do Xiaomi é inferior f/1.7 vs f/1.9, conferindo aqui alguma vantagem ao Xiaomi em ambientes menos luminosos. As principais vantagens que marcam a diferença estão no resto e é aqui que mais uma vez o Motorola acaba por ganhar por ter um conjunto mais equilibrado.
A lente grande angular do Motorola é muito superior 50 MP, f/2.2, 114˚ vs 8 MP, f/2.2, 120˚ do Xiaomi. Não só conseguimos mais nitidez como também mais luminosidade. Este sensor atua como lente Macro no caso do Motorola, já o Xiaomi tem um sensor dedicado de apenas 2MP. O  Motorola conta com uma lente teleobjetiva de 12 MP, f/1.6 com 2X óticos, o Xiaomi não tem este sensor por isso todos os aumentos serão unicamente via zoom digital.
O Motorola conta ainda com uma câmara frontal de 60 MP, f/2.2 contra apenas 20 MP, f/2.2. A câmera do Motorola permite ainda gravação a 4K,  o que permite vídeos mais nítidos.
Quanto a resultados e software, o Xiaomi conta com mais modos de edição presentes, ambos dispositivos vão conseguir oferecer resultados semelhantes em fotografia nativa.
Mais um ponto para o Motorola que garante um conjunto câmaras mais completo.

Autonomia e carregamento
Vencedor = Motorola

O Xiaomi conta com uma bateria de 5000mah enquanto que o Motorola contém apenas de 4600mah. Mas como mostra a imagem o Motorola venceu a prova de autonomia tanto em chamadas, navegação web e ainda streaming vídeo. Só demonstra que a melhor optimização de sistema e recursos Android stock, permite-lhe com menos capacidade de bateria conseguir melhor autonomia.

O Xiaomi por sua vez demonstrou ser mais rápido a carregar com o seu carregador 120W Xiaomi HyperCharge tech, demorando apenas 23min a carregar até 100% ao contrario do Motorola que mesmo com um carregador mais potente que  demorou 33min. No entanto com o Xiaomi só será possível alcançar estas velocidades com o seu carregador da marca, ao contrario do Motorola que o padrão USB PowerDelivery. Isto permite mais versatilidade de utilização em caso de perda o utilizador poder comprar outras marcas de carregador que suportem esta norma.
O Motorola conta ainda com sistema de carregamento sem fios Qi até 50W, algo que o Xiaomi não tem. Desta forma poderá carregar mediante qualquer carregador que suporte esta tecnologia, e ainda tem carga reversível de 10W,  o que lhe permitirá carregar dispositivos compatíveis com esta tecnologia.
Mais um ponto para o Motorola por ser mais versátil.

Preço 
Empate a 799€.

Atualmente ambos dispositivos podem custar o mesmo preço 799€.

Conclusão
Vencedor = Motorola Egde 30 Ultramotorola-edge-30-utra-vs-xiaomi-12t-pro-1-comparativa

Durante toda a analise procuramos sempre enumerar e demonstrar os argumentos pelos quais acreditamos que o Motorola é uma escolha mais acertada e equilibrada. Ambos os equipamentos são boas escolhas mas o Motorola é superior em alguns pontos que consideramos fundamentais:
Melhor rendimento e autonomia
Software mais optimizado e estável
Sistema de câmera mais  completo

São estes argumentos que demonstram que a Motorola tem qualidade nos seus equipamentos e ainda consegue ser competitiva.

O que espera para conhecer mais sobre o Motorola Edge 30 Ultra? Pode encontra-lo aqui na MaisLenovo ao melhor preço do mercado.

Deixe um comentário
Portáteis e telemóveis Lenovo